blog

Esperança e transformação: organizado pela Pastoral Escolar, retiro reúne professores e colaboradores, no Santos Anjos Além Paraíba

A Pastoral Escolar do Colégio dos Santos Anjos Além Paraíba recebeu professores e colaboradores, para uma manhã de retiro, meditação e oração, no sábado, 25/06.

Na acolhida, todos foram convidados a relembrar o Evangelho das Bodas de Caná, a partir de uma encenação feita pelos próprios participantes e narrada pela Irmã Maria Marcélia Faria dos Santos.

Em seguida, as seis unidades da Rede se reuniram, através de videoconferência, para receberem as boas-vindas e uma mensagem especial da nossa Superiora, Irmã Marina Andrade, sobre as comemorações dos 130 anos da Congregação dos Santos Anjos no Brasil.

Quem também participou remotamente e provocou ainda mais reflexão, falando sobre como a pandemia nos afetou e que aprendizado tiramos disso, foi o professor-pesquisador e doutor em Teologia, Cesar Kuzma: “O que vimos? O que aprendemos? Daquilo que vimos e aprendemos, o que podemos esperar? E daquilo que esperamos, o que podemos oferecer?”.

Após um café da manhã delicioso, professores, colaboradores e religiosas recordaram os ensinamentos e esperanças de Madre Maria São Miguel, que, assim como Maria, Mãe de Jesus, no texto de João, foi atenta e enxergou as necessidades do outro, entregando-as a Jesus e confiando Nele para a execução do milagre: “FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DISSER”.

Os participantes ainda vivenciaram uma dinâmica, ao receberem copos com variados conteúdos (leite em pó, café solúvel, achocolatado e suco em pó), que podiam ser misturados à água, disponibilizada em temperaturas diferentes. Ao final, compartilharam a experiência da transformação, lembrando o primeiro milagre de Cristo e fazendo uma associação às situações vividas no dia a dia, que podem ser modificadas a partir das escolhas de cada um.

Para encerrar essa manhã de partilha, o Santíssimo Sacramento foi recebido, dando a oportunidade para todos rezarem junto ao Senhor Vivo, em um lindo momento de adoração. Além disso, foram convidados a assinarem seus nomes em uma talha de barro, assim como as usadas na transformação da água em vinho, na Galileia, simbolizando um compromisso cotidiano de renovação.