blog

Aulas Híbridas

Aulas híbridas terão início em setembro

A partir do mês de agosto, o Colégio dos Santos Anjos aqui de Além Paraíba está autorizado pela Prefeitura Municipal a dar início ao processo de retorno gradual e seguro das aulas presenciais, seguindo o modelo de ensino híbrido.

Publicado no último dia 27/07, o Decreto 6.581, do prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior, aponta diretrizes para escolas privadas e públicas, e traz as seguintes etapas:
– De 02 a 13/08: organização interna das escolas;
– De 16/08 a 12/09: fase de acolhimento e adaptação de estudantes e profissionais da educação;
– Dia 13/09: início oficial das aulas híbridas (presencial e remota).

Segundo a regulamentação da cidade, o número de alunos por sala vai ser reduzido e deverá respeitar, no período de acolhimento e adaptação, as regras abaixo:
– Ensino Fundamental (1º ao 5º ano): máximo de cinco estudantes por turma (os mesmos a semana inteira);
– Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio: máximo de 10 estudantes por turma (os mesmos a semana inteira).
Turmas da Educação Infantil ainda não estão autorizadas para o retorno.

Já a partir do início oficial das aulas híbridas, o número de alunos, que estarão fisicamente em cada turma, vai ser estabelecido em função do tamanho da sala e medidas de distanciamento social.

Vale lembrar que as aulas on-line recomeçarão na próxima terça-feira, 03/08, através das plataformas Google Classroom/ Google Meet, e continuarão a ser disponibilizadas. Caberá aos responsáveis a decisão pela futura volta presencial, a qual estará condicionada à assinatura de um termo de responsabilidade. De acordo com as normas da Prefeitura Municipal de Além Paraíba, alunos com comorbidades comprovadas não poderão retornar presencialmente.

Nossas salas já foram equipadas e nossas dependências estão prontas, seguindo devidamente as orientações de segurança contra a COVID-19. Todos os colaboradores passaram por um treinamento de protocolo sanitário e os professores ainda participaram de uma capacitação tecnológica, estando aptos, portanto, para esta nova fase híbrida de ensino.

A Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde, seguirá avaliando os cenários posteriores e atualizando as instruções a serem adotadas. Em cumprimento do Decreto 6.580, a cidade encontra-se, desde o dia 24/07, na Onda Amarela do programa Minas Consciente, o que permite maior flexibilização no horário de funcionamento de serviços e comércio durante a pandemia.