blog

Santos Anjos de Além Paraíba dá início à fase de acolhimento socioemocional e adaptação às aulas híbridas

Segunda-feira, 16 de agosto de 2021, foi dia de recomeçar! Depois de quase um ano e cinco meses, esta foi a primeira vez, desde o começo da pandemia, que alguns alunos, professores e colaboradores puderam se encontrar no Colégio dos Santos de Além Paraíba.

É que, de acordo com o decreto 6.581, publicado pela Prefeitura Municipal, as escolas da cidade foram autorizadas a dar início ao processo de retorno seguro das aulas híbridas, passando primeiro, até o dia 12 de setembro, por um período de acolhimento socioemocional e adaptação.

Nossas salas já haviam sido equipadas e nossas dependências estavam prontas, seguindo devidamente as orientações de segurança contra a COVID-19. Todos os colaboradores passaram por um treinamento de protocolo sanitário e os professores ainda participaram de uma capacitação tecnológica, estando aptos, portanto, para esta nova fase híbrida de ensino.

Presencialmente, as turmas foram divididas em números menores de estudantes – no Ensino Fundamental I, máximo de cinco alunos por sala; já no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, máximo de 10 alunos por sala – e para quem optou por seguir acompanhando as aulas de casa, o acesso às disciplinas e contato com o professor continuaram através das plataformas Google Classroom e Meet.

De acordo com a diretora pedagógica, Claudia Maria Moura de Castro Amaral, o Colégio dos Santos Anjos de Além Paraíba está animado com esta volta gradual e preparado para vencer os desafios: “Nossa equipe está feliz em poder dar início a uma nova fase deste ano letivo, apesar das dificuldades que todos nós enfrentamos nesses dias de pandemia. Com a união e o cuidado de todos, vamos superar os obstáculos e buscar caminhos para viver esses novos tempos.”.

Diretora administrativa da unidade, Irmã Marcélia dos Santos Faria lembrou que a escola vem se organizando há tempos para proporcionar um ambiente seguro para alunos, professores e colaboradores, o que é essencial para o sucesso desta nova fase: “Desde o ano passado, quando começou a pandemia, a Rede Santos Anjos vem trabalhando conosco para podermos realizar o protocolo, para estarmos preparados. Nós tivemos um momento de reunião com os professores e colaboradores, para que todos pudessem estar sabendo como iríamos proceder e o que precisaríamos para que tudo isso pudesse ser feito, justamente para que esse retorno, nesse tempo de acolhimento, fosse de maneira tranquila para nós e, principalmente, para alunos e suas famílias. Isso trouxe uma segurança muito grande. Acredito, também, que, ao começar o momento híbrido ou presencial, nós estaremos preparados, porque a Rede Santos Anjos nos dá esse suporte com especialistas, para que possamos estar tranquilos e realizando nosso trabalho.”.

Segundo o cronograma da Prefeitura Municipal de Além Paraíba, o próximo passo, agora, é a implantação da fase híbrida, com data programada para o dia 13 de setembro.