blog

Novas integrantes da Família Santos Anjos AP: conheça um pouquinho sobre as Irmãs Claudina Guaitolini e Thérèse Kasiama

A Família Santos Anjos Além Paraíba ganhou um reforço de peso. É que, no início de fevereiro, duas Irmãs chegaram para somar e fazer parte da equipe do colégio: Irmã Claudina Guaitolini e Irmã Thérèse Kasiama.

Aos 87 anos, a primeira contou que, desde os 13, se dedica à vida religiosa! Natural do Espírito Santo, ela vem de uma família muito católica e tem, inclusive, outros parentes que também seguiram na Igreja, como a falecida Irmã Francisca, que, por anos, cuidou da cantina da nossa escola. Quem se lembra?

Irmã Claudina, assim como a prima, lembrou que sempre gostou muito de culinária e artes, então, acabou se dedicando a atividades nesses ramos, dentro da nossa congregação.

Com passagem por várias cidades – Juiz de Fora, Varginha, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vila Velha e Itatiba – é sempre com as mãos que ela ensina e encanta, seja ajudando o próximo, na cozinha ou em cada pano de prato feito com todo capricho e mostrado com satisfação, através de um olhar carinhoso e muito acolhedor!

Irmã Thérèse, por sua vez, é nascida no Congo e tem 48 anos de idade. Ela relatou que já era formada em Jornalismo e Teologia da Filosofia, quando resolveu, enfim, seguir a vocação, despertada há tempos, para a vida religiosa: desde bem cedo, participava de movimentos católicos e chegou a ser responsável, na esfera paroquial, por orientar muitos jovens na direção espiritual, mas, só há cinco anos, tornou-se Irmã dos Santos Anjos.

Recordou que, antes disso, porém, viajou para vários lugares do mundo a trabalho, ajudando a traduzir e escrever alguns livros, isso sem contar que atuou em uma biblioteca e em uma emissora de TV congolesas, além de ser diretora, tesoureira e professora de Filosofia na escola das Irmãs do Coração de Jesus, também no Congo.

Foi por intermédio de um padre e professor, Nzir Jacques, que Irmã Thérèse Kasiama disse que conheceu nossa congregação e resolveu começar sua formação, em 2011, bem longe de casa, aqui no Brasil. Já consagrada, se mudou para a França, onde morou, por cinco anos, em Mâcon.

Dona de uma simpatia e uma animação que cativam, ela chega a sorrir com os olhos, ao falar sobre a admiração que sente pelo nosso povo e pelo nosso país.

Irmãs Claudina Guaitolini e Thérèse Kasiama, sejam bem-vindas à Família Santos Anjos Além Paraíba! Esperamos que, aqui, continuem felizes e realizadas!