blog

Colaboradores do Santos Anjos Além Paraíba fazem doações para o Lactário São José

Colaboradores do Santos Anjos Além Paraíba fazem doações para o Lactário São José

A Família Santos Anjos traz sempre a sensibilidade de olhar, com amor, para as necessidades do outro! E a entrega das doações arrecadadas na Fase Beneficente da Ginbec 2022, ao Lactário São José, chamou a atenção da escola para o quanto essa instituição precisa e pode ser ajudada.

Há mais de 80 anos, a creche filantrópica atende crianças de Além Paraíba. Atualmente, segundo informações repassadas por Karla Cristina da Matta Faria, coordenadora administrativa da unidade, 60 delas, de seis meses a quatro anos de idade, passam nove horas do dia por lá, onde estudam (as atividades feitas em sala de aula são lúdicas e seguem as diretrizes curriculares da Educação Infantil) e recebem refeições (café da manhã, frutas, almoço e café da tarde), além de cuidados básicos, como banho, troca de fraldas e, claro, muito carinho.

Com nove funcionários e uma diretoria composta por voluntários da comunidade – Roberto Costa e Gelson Luiz de Moura são os diretores imediatos – desde 1941, data em que foi fundada, a instituição só deixou de funcionar durante um período, na pandemia.

No momento, de acordo com Karla da Matta, o Lactário São José vem contando com o apoio da população, mas ainda tem precisado de mais ajuda, uma vez que as verbas públicas recebidas – FUNDEB e Convênio de Complementação com a Prefeitura Municipal de Além Paraíba – têm ficado apertadas e difíceis de suprir as demandas do atendimento: “A verba FUNDEB é calculada com base no Educacenso, então, sempre recebemos por menos crianças do que atendemos. É preciso complementar na alimentação e nos custos básicos como água, luz e internet”, informou a coordenadora.

Ela também contou que a instituição tem a necessidade de melhorias em seu espaço físico: “O prédio é antigo e o crescimento nas matrículas vem gerando demandas como a construção de um novo vestiário com mais chuveiros, novas salas com mais mobiliário. Isso tudo vem crescendo ano após ano.”.

Pensando nisso, a Pastoral Escolar do Colégio dos Santos Anjos Além Paraíba vem discutindo, com alunos da Liga Jovem, colaboradores e Irmãs, projetos de como “trazer” o Lactário para dentro da escola e, ao mesmo passo, “levar” a escola até a instituição.

Assim surgiu a ideia de distribuir, entre os funcionários, um carnezinho, onde cada um, que se interessar, poderá doar, no mínimo, R$ 10 por mês, assumindo o compromisso de fazer o pagamento, sem atrasos, na data combinada.

As doações já começaram no mês de junho, mas ainda é possível ajudar: para quem tiver interesse, basta procurar a Pastoral Escolar, para se inscrever.