Clube de Ciências é reativado e traz de volta atividades experimentais, lúdicas e interativas

“Descobrir a ciência, fazendo ciência”, essa é a proposta do clube dedicado à disciplina, aqui no Colégio dos Santos Anjos de Além Paraíba.

Fundado em 2002 e reativado este ano, a ideia do grupo é estimular os estudantes a se interessarem por temas científicos e ainda despertar neles a vocação para carreiras na área, através de atividades experimentais, lúdicas e interativas.

Tudo começou com uma live, no mês de junho, com ex-alunos da escola, que hoje são destaques na ciência. Lincoln Tassi (formado em Química – Atribuições Tecnológicas, pela UFRJ) e Gersica Aroni Melchíades (formada em Farmácia, pela UFF) falaram sobre a paixão que os une e trajetórias profissionais, como também, ressaltaram o quanto a bagagem que adquiriram, aqui no colégio, foi importante para chegarem onde estão hoje.

E foi um sucesso! Animados com o bate-papo, mais de 90 alunos, do 6º ano do Ensino Fundamental II à 1ª série do Ensino Médio, se inscreveram e logo toparam o desafio de escolher nome e sobrenome para o clube de estudos: Anjos da Ciência Professora Marisa de Oliveira Costa e Silva, sugestão da aluna Mariana Delega, da turma 282, e uma homenagem à querida educadora do colégio, falecida em dezembro de 2008.

Depois, a tarefa da vez foi fazer desenhos e selecionar um para representar o grupo. A ilustração vencedora, segundo votação dos membros, foi feita pela aluna Amanda Stael, da turma 312.

E engana-se quem pensa que as novidades pararam por aí. Após reunião on-line com os participantes do clube, para apresentação do projeto e eleição da diretoria, o próximo passo, agora, é dar início aos trabalhos de pesquisa e experiência em diversas áreas da ciência – como zoologia, botânica, astronomia, meio ambiente, genética e muitas outras -, a partir da iniciativa dos próprios alunos e sempre com orientação dos professores.