Circuito Literário 2021: estudantes do 1º ano superam desafios da pandemia e se destacam na alfabetização

Nos meses de outubro e novembro, aconteceu, aqui no Colégio dos Santos Anjos Além Paraíba, a edição 2021 do Circuito Literário.

Sucesso desde 2006, o projeto cria uma relação lúdica e prazerosa da criança com o livro, explorando, assim, a fantasia e a imaginação, bem como a criatividade, o que possibilita a formação e a autonomia do leitor.

Após um ano letivo atípico como este, em plena pandemia, não faltaram empenho nem perseverança aos pequenos alunos e alunas do 1º ano do Ensino Fundamental I (Alfabetização) e suas professoras. Foram tempos difíceis, mas, com o auxílio também das famílias, os estudantes tiveram uma grande evolução: ver essas crianças superando os desafios e despertando para a leitura, diante de uma alfabetização feita 90% on-line, é muito gratificante e motivo de orgulho para toda a nossa comunidade escolar.

Maristela Citrângulo Paredes, orientadora pedagógica da Educação Infantil e idealizadora do Circuito Literário – Oralidade para o Letramento, lembrou os encantos que o exercício de ler proporciona: “Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo cheio ou não de mistérios e surpresas, mas, sempre, muito interessante, curioso, que diverte e ensina.”.